Fotografando: Light Painting


Você com certeza já viu uma imagem com essa aqui em baixo e se perguntou como é possível! 

O Lightpainting  é uma técnica de fotografia baseada no primeiro que tem como base o primeiro conceito que eu vou trazer para vocês através desse post mensal: o Obturador.
Antes de comprar uma câmera é preciso observar três  coisas importantes: a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o ISO, há também outros fatores que podem definir pessoalmente sua escolha mas como o nosso assunto hoje é o obturador, vamos a ele!

O obturador é como eu costumo chamar a segunda janela da câmera. Seguindo a ordem das camadas que compõem as câmeras temos o diafragma (a primeira janela), o obturador (segunda janela) e o sensor (o olho da câmera), eu acho melhor começar pelo meio pois ele pode afetar o início e o fim. Quando tiramos a foto podemos ouvir o som do obturador se abrindo e fechando, é exatamente essa a função que  obturador tem. Quando o obturador se abre a luz (seu objeto) é enviada ao sensor da câmera e daí em diante ele registra todas as cores e formas daquilo que queremos fotografar, mas a questão é, por quanto tempo o minha "janela"  vai ficar aberta? O tempo de abertura do obturador varia de em frações de segundos, geralmente as câmeras tem a capacidade de 30 segundos a 1/4000 milésimos de segundo, mas  há também câmeras que permanecem por horas como aquelas que fotografam percurso do sol. Quanto mais deixarmos o obturador aberto mais luz irá ter na minha foto, e assim inverso, o sensor irá sempre estar preparado para tentar ao máximo colocar os detalhes da sua cena na sua foto então se no momento que seu obturador estiver aberto toda ação de movimento será registrada como o caso do Lightpainting  que é nada mais que o movimento da luz.

Agora que já entendemos o  que é o obturador podemos conhecer mais afundo a técnica. O Light Painting foi criado em 1935 pelo fotógrafo Man Ray que usando uma pequena lanterna fotografou a se mesmo fazendo desenhos com a luz. Desde então a arte vem sido usada para inúmeros fins publicitários e artísticos e hoje eu vim ensinar a vocês como fazer.

Fazendo um Light Painting

Você vai precisar de:
  • Uma câmera que tenha modo de fotografia manual ou M
  • Uma lanterna ou fonte de luz
  • Um ambiente escuro
Primeiramente vá para um quarto totalmente escuro e em seguida tente configurar a câmera para as seguintes coordenadas: Com o modo de cena manual (M) ponha a Abertura F22, Obturador em 3.00 segundos, e ISO100. É  fácil ajustar sua câmera e não se preocupe pois no You Tube tem diversos vídeos mostrando como faz. Agora que sua câmera está pronta ative o disparador automático e se certifique que a câmera está estável pois se ela se mexer a foto também irá mexer. Dispare a câmera e se posicione em frente a ela, quando o ultimo Bip soar um barulho parecido com um Ilhick indica que a foto já começou a ser registrada, você tem três segundos para pintar o ar com a lanterna!

 O princípio é esse, agora que você já sabe como começar vocês pode brincar com a luz e desenhar o que quiser, lembre-se: se você precisar de mais tempo para desenhar é só ir aumentando o tempo de abertura e se divirta mas não só no escuro, ouso para achar a fotografia perfeita e pinte fora de casa, mas sempre com o ISO abaixo de 800!

Algumas fotos minhas:



 
Infinito pq sim 8
 
Quase um <3
Fotografem, compartilhem e Empilhem Seus Livros!



Nenhum comentário:

Postar um comentário